Como escolher o software de gestão para sua academia

Gerenciar uma academia não é uma tarefa simples. Requer muita dedicação, conhecimento e tempo. Fluxo de caixa, controle de funcionários, controle de acesso de alunos, prescrição de treinos e muitas outras demandas fazem parte do dia-a-dia do gestor. Nos dias atuais, ter um software de gestão se tornou essencial para otimizar a administração e manter tudo atualizado, facilitando o trabalho da gerência.

Um sistema para gerenciamento de academias deve ser o “braço direito” do gestor, sendo assim de extrema importância que ele atenda todas as necessidades. Para fazer a escolha certa é necessário levar em consideração alguns pontos antes de contratar a empresa que oferecerá o software.

Primeiramente, o proprietário da academia precisa levantar quais são as suas necessidades na gestão do seu negócio. Após fazer esse levantamento, está na hora de buscar quais sistemas possuem integrações em todas as áreas, qual o mais moderno e conhecer os benefícios dos mesmos. Algumas questões podem te ajudar na escolha:

  • O software faz o controle financeiro, emitindo relatórios diários, semanais, mensais e anuais?
  • Oferece em conjunto um sistema de avaliação física completo?
  • Emite fichas de treinos de forma rápida e automatizada?
  • Faz o controle de acesso dos alunos integrado com a catraca?
  • Faz campanhas de marketing, enviando sms, e-mail marketing e ligações?
  • Tem aplicativo de treino para celulares agregando mais valor ainda para sua academia?

Como escolher o software de gestão para minha academia

Esses questionamentos são importantes na hora da escolha, pois refletem diretamente na experiência do aluno com sua academia. Quando o aluno está satisfeito, ele fideliza e indica para amigos e conhecidos, se tornando propagador da sua empresa.

Um outro ponto que não pode ficar de fora é sobre a própria empresa que oferece o software para gestão da academia. Verifique se ela possui credibilidade, conhecimento sobre a área fitness, se dispõe de suporte especializado com técnicos que possam te atender remotamente e, claro, se está sempre se modernizando, já que na área de tecnologia sempre surgem novas atualizações.

Muitas vezes, o proprietário investe em uma super infraestrutura e peca em não contratar um bom sistema de gestão. Não queremos que você seja essa pessoa. Por fim, contrate um software que foque seus esforços em levar resultados positivos para sua academia.