Receba agora uma
apresentação do
nosso Software!
P
ode parecer óbvio dizer, mas a gestão de uma empresa é o que define o seu sucesso ou o seu fracasso e por isso, escolher bem um sistema para academia que vai te auxiliar na administração do seu negócio é essencial.
Lidar com CRM, controle financeiro, carteira de clientes, vendas, fidelização e retenção de clientes, criação de campanhas de marketing, gerenciamento de treinos, controle de acesso à academia e muitos outros processos organizacionais, são tópicos que os gestores geralmente não dominam por completo e é nesse ponto que as empresas costumam se perder.
Então, listamos aqui 8 pontos extremamente importantes que devem ser observados no momento de escolher o software de gestão que mais se adeque à sua academia e às suas reais necessidades facilitando, assim, o seu processo de escolha.
1.
É indispensável que o sistema
de gestão seja on-line
Um sistema on-line é o primeiro atributo que você deve considerar para a escolha de um bom software de gestão para academia. A vida de gestor é muito corrida. A academia, às vezes, abre às 5h e só fecha às 22h. A carga horária é muito pesada e a maior parte do seu dia você passa trabalhando, dentro ou fora da academia.
O tempo dentro da academia está sempre ocupado, você está sempre executando outras tarefas, elaborando planos com a sua equipe, cuidando dos seus clientes, criando estratégias com seus professores e mesmo dentro da academia você não consegue acompanhar todas as informações referentes à sua gestão. Não é um ritmo fácil. Você não tem tempo disponível para ficar por dentro de tudo o que acontece na sua academia em tempo real e nem ter acesso a todos os números e às estratégias utilizadas no momento em relação à sua carteira de clientes.
Então você precisa se desdobrar para conseguir ter acesso a tudo isso, simplesmente por falta de tempo e de acesso às informações de forma prática.
Você precisa ter um panorama completo da gestão da sua academia
A movimentação de uma academia é muito rápida e constante e é humanamente impossível ter total conhecimento sobre todas as informações. São entradas e saídas constantes, o fluxo de caixa sempre variado e a inconstância em relação aos recebíveis do próximo mês.
Os números que você contabilizou na semana passada, já não serão mais os mesmo desta semana e por isso você precisa ter uma ferramenta que possa ser acessada de casa, de um café, do aeroporto, de outra cidade. Não importa o lugar, você precisa ter acesso ao panorama completo da gestão da sua academia.
Hoje, nenhum gestor fitness consegue gerenciar a sua academia com qualidade sem uma aplicação on-line, já que ela vai promover total liberdade para a sua gestão, além de tempo extra para cuidar de outros pontos que realmente precisam de você. Conquiste muito mais mobilidade fazendo à distância tudo o que faz presencialmente.
Se você precisa de tempo, isso você terá com a ajuda de um sistema de gestão para academias.
  Fique atento
2.
O que um software de gestão
realmente precisa te oferecer?
A rotatividade de alunos nas academias é muito grande. Os números não param de oscilar e passam o tempo todo mudando. Se você não possuir uma aplicação que consiga te mostrar estes números e suas variações diárias de uma forma simples, descomplicada e em tempo real, mostrando como a sua academia está nesse exato momento, corre o risco de você perder o controle da situação e acabar se perdendo na sua própria gestão.
Com um sistema para academia você não precisa perder tempo analisando inúmeras planilhas ou relatórios gigantescos e complexos para saber como estão os seus números, já que um software para academia fará tudo isso por você.
Hoje, no mercado fitness existem excelentes aplicações, focadas exclusivamente na gestão de academias, e que trazem para o seu dia a dia todas essas funcionalidades essenciais de forma simples e prática facilitando muito a sua gestão.
Que tal deixar todo o trabalho duro
para o sistema de gestão?
Você precisa de um sistema que desenvolva automaticamente estratégias de engajamento, conversões e captação de mais clientes. Por exemplo, um software que te traga informações e ainda gere relatórios sobre os ex-clientes que deixaram a academia nos últimos três meses, possibilitando que seus consultores entrem em contato com eles utilizando as estratégias certas de retenção, trazendo-os de volta para a academia. Você precisa de um software que complemente a sua gestão.
Sua gestão precisa de um programa para academia que lhe possibilite acompanhar detalhadamente a frequência exata de cada aluno, uma vez que, a frequência sempre deixa rastros de como o seu aluno vai se comportar no mês seguinte, seja permanecendo ou abandonado a academia.
Com um sistema de gestão é possível acompanhar a saúde financeira da sua academia monitorando em tempo real o seu fluxo de caixa atual e ainda fazer comparações com os meses anteriores.
Processos como esses possibilitam ter uma visão clara e ampla da sua academia e ainda criar estratégias que tornem a sua empresa escalável.
3.
Sistema de CRM para academia:
A ferramenta para conquistar clientes
Imagine poder se relacionar com toda a sua carteira de clientes. Isso mesmo! Com todos os integrantes dela.
Sem um sistema para academia seria humanamente impossível manter um engajamento com todos eles.
Já uma aplicação web traz essa possibilidade de interagir com todos os seus alunos, seja enviando um bom dia, um feliz aniversário ou enviando um SMS demonstrando que você se importa e que sentiu a sua falta no dia em que ele não foi ao treino.
Engajamento
este é o segredo
para conquistar
mais alunos e fidelizar os
que já estão
na casa
Você vai poder manter o seu cliente sempre bem informado enviando
e-mails com promoções ou ainda, divulgando os eventos da sua academia.
Com essa ferramenta você vai impactar o seu aluno estreitando ainda mais o seu relacionamento com ele, pois o envolvimento faz toda a diferença nesta relação.
Estar em total sintonia com seus clientes é muito importante para a sua academia. E o jeito mais simples e prático de manter-se conectado com seus alunos é utilizar uma ferramenta de CRM, principalmente porque com ela em poucos minutos e com apenas um clique é possível interagir com várias pessoas ao mesmo tempo.
4.
Aumente suas vendas e melhore
sua retenção com o débito recorrente
Hoje o débito recorrente no mercado fitness cresceu muito, principalmente nas grandes redes. Elas foram as primeiras a adotarem esse formato de pagamento e logo se espalhou para as demais academias.
Este é um modelo de cobrança que veio para ficar, tanto que grandes marcas como Netflix, por exemplo, utilizam a recorrência para receber suas mensalidades.
Uma grande vantagem da recorrência é que você tem a oportunidade de fazer o lançamento de determinada cobrança no sistema e ela ser feita automaticamente todos os meses. Assim, você oferece mais comodidade para o seu cliente.
Outro ponto é oportunidade de fechar mais planos de longo prazo, já que o débito recorrente não compromete o limite do cartão do seu cliente.
E ainda, uma das grandes sacadas da recorrência é que você gera a oportunidade e a necessidade do cliente procurar a academia para solicitar o cancelamento e assim, você acaba tendo a chance de reverter este quadro trazendo-o de volta para a academia.
Recorrência
Oportunidade de fechar mais planos
sem comprometer o limite do cartão
do seu aluno.
Pague-la
5.
Sistema de treino:
O braço direito do seu professor
Hoje, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas academias é conseguir manter a tabela de treinos de todos os seus alunos atualizada. Os professores têm dificuldades em saber se os alunos estão executando ou não os treinos conforme ele orquestrou. Os upgrades dos treinos normalmente não são feitos, o que acaba deixando os clientes desmotivados e sem alcançarem resultados positivos.
Professores e gestores não conseguem distinguir quem está comparecendo corretamente aos treinos e quem não está frequentando as aulas. Isso é algo comum nesse mercado.
A maioria das academias não consegue controlar esse tipo de processo por falta de organização interna.
Porém, quando você tem um software de treino que te ajuda a orquestrar todos os treinos dos seus clientes, mostrar aos seus professores quem está e quem não está treinando corretamente, listar quem está frequentando e quem não está indo à academia e ainda enviar notificações aos alunos sem você precisar mover um dedo, isso sim é trabalhar com inteligência podendo entregar qualidade nos seus serviços e transformação para o seu cliente.
6.
Aplicativo de treino: diferenciando
a sua academia da concorrência
Entregar ao seu cliente algo diferente e que nenhuma outra academia está oferecendo seria incrível. Não é mesmo?
Você sabia que oferecer algo que a concorrência não está oferecendo vai diferenciar a sua academia das demais?
Diferenciando-se você acaba se destacando no mercado, o que promove o aumento nas vendas e ainda a possibilidade de cobrar um preço justo pelo seu produto ou serviço.
Se hoje, você está cobrando abaixo do preço que considera justo é, simplesmente, por estar apresentando o mesmo produto que as outras academias à sua volta.
Então inove, seja diferente, ofereça um aplicativo de treino gratuito aos seus alunos.
Com um aplicativo de treino da sua academia, além de se diferenciar no mercado, aumentar a qualidade do seu produto e melhorar seu fluxo de caixa, você ainda estará conectando a sua academia à tecnologia e mudando a percepção que o seu cliente tem do seu produto. Hoje, todo negócio precisa estar conectado à tecnologia.
Oferecendo um aplicativo de treino você moderniza, inova, facilita a sua vida e a de seus alunos, agrega valor aos seus produtos e automaticamente abre possibilidades para subir o seu preço. Um aplicativo de treino é jeito mais rápido e fácil de diferenciar a sua academia das demais.
7.
Avaliação física: indispensável para
quem busca grandes resultados
A avaliação física é um elemento essencial para que o seu cliente possa conquistar os resultados esperados, os resultados que ele foi buscar quando procurou a sua academia.
Fazer avaliação física é uma forma de ser mais assertivo ao planejar o programa de treinos dos alunos e assim, alcançar mais facilmente os seus objetivos.
Quando você faz uma avaliação, além de oferecer um benefício a mais aos seus alunos, você ainda dá um salto à frente da concorrência e se destaca ainda mais no mercado.
Ter uma aplicação para avaliação física é poder prospectar os resultados desejados e comparar com os resultados obtidos com a ajuda do seu produto e assim, poder mudar a forma com que o seu cliente enxerga o seu produto e se diferenciar no mercado.
Então, estimule o seu aluno a fazer uma avaliação.
Se a academia está cheia, encontre horários alternativos, mas motive o seu aluno a fazê-la, você vai notar a diferença.
8.
Catraca biométrica
O piloto automático da sua academia
A catraca para academia é importante para que você tenha seus recebimentos sempre em dia, evite o constrangimento de ter que cobrar pessoalmente as mensalidades, gerar previsão de recebimentos, além de ter controle de acesso com frequência precisa do seu aluno.
Mas, o mais importante é ter qualidade e para obter um melhor desempenho do produto, a principal característica a ser observada na catraca é a sua integração com o software de gestão.
Aquirir uma catraca biométrica e um sistema para academia que sejam fornecidos pela mesma empresa é a melhor decisão que você pode tomar evitando aborrecimentos futuros.
Lembre-se:
Fazer a escolha certa vai mudar definitivamente os rumos do seu negócio elevando a sua academia ao mais alto nível do mercado fitness
Chegou a hora de conhecer
toda essa aplicação na prática