Como driblar a sazonalidade e manter a academia cheia na baixa temporada
Sazonalidade é um dos fantasmas que mais assombram, não só as academias, mas todos os tipos de empresas e atividades econômicas no Brasil e só de ouvir esta palavra os empresários já ficam de cabelo em pé.
A sazonalidade está relacionada aos meses do ano, a eventos no calendário e às condições climáticas, ou seja, sazonal é o que acontece sempre na mesma época do ano, como por exempo as quatro estações, a seca, as chuvas, o plantio, a colheita, a alta e a baixa temporada, etc.
Tecnicamente, a sazonalidade não deveria atrapalhar tanto o comércio, porém, as pessoas não se planejam bem e acabam arcando com as consequências ano após ano, mesmo sabendo que determinados acontecimentos ocorrem anualmente.
O brasileiro, naturalmente, já tem a terrível mania de deixar tudo para a última hora e, por mais que nos negócios essa atitude devesse ser diferente, não é e o tão necessário planejamento acaba ficando para escanteio.
A sazonalidade no Brasil é algo que atormenta os gestores de academia ano após ano, mesmo sendo algo bastante marcante para eles. E o grande vilão dessa história não é apenas a sazonalidade, e sim, a falta de planejamento, organização e conhecimento mais aprofundado sobre o público-alvo.
Vamos deixar algumas dicas quentíssimas (e com direito a dica bônus) para que você possa afastar de vez os tempos de vacas magras na sua academia.
Planejamento: aproveite a baixa temporada e melhore a sua academia para a alta
Quando os negócios estão em baixa bate aquele desânimo básico e até um desespero, mas isso só acontece com quem não se planeja.
Quem está preparado para os meses de vacas magras vai utilizá-los para melhorar o seu negócio. Assim, na alta tudo estará pronto para receber uma quantidade maior de pessoas e assim, poder proporcionar experiências ainda mais intensas aos alunos.
É muito importante se preparar para que determinado mês não seja tão ruim, é preciso se planejar para aproveitar melhor a alta temporada (onde os lucros são maiores) e os meses de maior movimento para que a baixa não seja o fim do mundo.
Aproveite a baixa e foque em melhorias e não se esqueça de focar na fidelização de clientes. Cuide bem dos clientes que já fazem parte da sua base.
Para melhorar a experiência de quem já é seu aluno, no verão invista em ar condicionado, no inverno invista no aquecimento das piscinas, na época das chuvas cubra as piscinas e evite as aulas externas, nos vestiários coloque chuveiros com opção de água fria e também de água quente para que o aluno possa escolher a temperatura que mais lhe agrada. Enfim, foque no bem-estar do cliente oferecendo a ele aulas mais adequadas e agradáveis.
A sua missão é fazer com que o aluno queira permanecer na sua academia e não o contrário.
Por isso é tão necessário fazer um planejamento. Planejar significa se organizar nos meses em que o faturamento é mais alto e guardar as economias para poder investir em melhorias que possam atrair mais alunos nos meses em que o seu caixa fica bem mais apertado.
Tenha sempre uma reserva em caixa. Depender de uma linha de crédito emergencial pode ser muito demorado, burocrático e não conseguir ajudá-lo a tempo..
Analise dados dos anos anteriores
Ano após ano os gestores de academia percebem qual mês é melhor que o outro. Todos anos, nas férias de julho, dezembro o movimento cai. Ano passado e também no anterior a ele muitos alunos abandonaram a academia no carnaval. Já faz três anos que o mês de agosto é um dos mais fortes em crescimento no número de alunos e no faturamento.
Se isso acontece todos os anos por que não evitá-las?
O segredo aqui é analisar os dados, se programar e se preparar para encarar todas essas situações evitando surpresas. Se algo já acontece todos os anos e você sabe disso, não podemos chamar os acontecimentos de surpresa. Concorda?
Então, estude muito todos os dados dos anos anteriores para que possa estar totalmente preparado para tudo.
Talvez isso leve dias, semanas, meses, mas é extremamente necessário que se faça.
Traga os ex-clientes de volta
As empresas, não só as academias, tendem a valorizar apenas quem é seu cliente no momento e se esquecem dos que um dia também já foram clientes. E muitos nem imaginam a mina de ouro que estam perdendo.
Nem todas as pessoas se encontram no mesmo momento na jornada de compra, então, pode ser que em uma outra oportunidade você consiga pescar determinado cliente que antes não estava preparado para comprar o seu produto.
Mas, o que isso quer dizer?
Quer dizer que um aluno pode ter abandonado a sua academia por N motivos, ele por exemplo, pode ter ficado desempregado e não conseguiu mais arcar com as mensalidades. Porém, alguns meses depois ele já está empregado, estabilizado financeiramente e pronto para voltar à academia mas, simplesmente, ainda não se lembrou de correr atrás disso.
É aí que você aparece. Ao entrar em contato com a sua lista de ex-clientes você pode se deparar com uma pessoa assim e trazê-lo de volta para a sua academia. Às vezes, você não precisa de grandes esforços ou custos astronômicos para captar um ex-cliente. Já um novo cliente, além da sua captação ter alto custo, ainda demanda mais tempo e disposição.
Então, preste atenção às pessoas que um dia já foram seus clientes e que hoje são ex-alunos. Entre em contato com elas, convide-as para uma aula grátis, para um evento, ofereça um preço promocional para que elas volte e, principalmente, descubra
o motivo da sua saída, pois essa resposta é uma informação valiosíssima.
Saber o que agrada ou desagrada um cliente vale muito, pois te dá a oportunidade
de corrigir erros e melhorar os seus serviços.
A baixa temporada é o momento ideal para atrair ex-clientes para a sua academia, pois nessa época o salão é mais vazio, você tem mais tempo, seus funcionários estão mais ociosos e de quebra, se conseguir trazer muitos ex-alunos, ainda surpreende a concorrência que vai se preocupar ao ver a sua academia cheia em uma época em que todas as outras estão vazias.
Descubra o motivo que fez os seus alunos deixarem a academia
Como falamos acima, descobrir o motivo pelo qual os seus alunos estão deixando a academia é uma informação de ouro para se ter nas mãos.
É certo que vários gestores pensam que a sua academia é a melhor de todas e que seus serviços são sem comparação, porém, não é isso que seus clientes estão pensando.
Moral da história?
A sua opinião não é a única que conta aqui. Talvez para você esteja tudo perfeito, mas para o seu cliente não.
Então, ouça bem e coloque em prática os pontos observados pelos clientes. Ninguém melhor que ele para ver se os serviços estão atendendo bem as suas expectativas e necessidades.
- DICAS BÔNUS
1- Recorrência: o jeito mais fácil de reter seus alunos mesmo na baixa temporada
Você sabia que com a recorrência pode mudar os rumos da sua história?
Acredite, pode mesmo!
A economia da recorrência é o método de pagamento que está dominando o mundo dos negócios graças à tamanha comodidade e conveniência que ela oferece. E o melhor, os benefícios são para ambas as partes da negociação.
O pagamento recorrente funciona como uma assinatura onde você paga por um serviço todos os meses, assim como a sua assinatura da Netflix, do Spotify, dos seus vinhos, da Net ou do seu pet shop. Até aí nada de diferente. Não é mesmo?
Porém, o melhor da recorrência é que o cliente pode contratar um plano mensal, semestral, bianual, não importa, todos os meses a mensalidade cai automaticamente no cartão de crédito da pessoa. Isso quer dizer não precisar mais mexer com boletos, pegar filas ou ter que se preocupar com a data do vencimento.
Para você, gestor, é ainda mais interessante.
Todos os meses as mensalidades caem na sua conta automaticamente e você pode se despedir das dores de cabeça e do constrangimento na hora de cobrar os alunos. Além do mais, com a recorrência quando uma assinatura termina, ela é renovada automaticamente fazendo com que você retenha seus alunos por muito mais tempo.
Já pensou nisso? Ao invés de vender um plano com prazo determinado, você vende planos sem data-fim aumentando consideravelmente o tempo de validade do cliente dentro da academia.
E não acabou!
A recorrência ainda traz mais comodidade para o cliente que é o fato de não comprometer o limite do cartão de crédito, ou seja, a pessoa só precisa ter disponível o valor da mensalidade. Além disso, o aluno não precisa ir à recepção todos os meses para pagar, pois é tudo automático.
Agora, imagina poder reter o seu aluno nos meses de baixa, nas férias, nos feriados.
O débito recorrente vem mudando a forma de comprar e a forma de vender e se tornou o meio de pagamento mais utilizado do mundo.
Não é à toa que grandes empresas como Netflix, Spotify e outras utilizam essa forma de pagamento.
Se você ainda não implantou a recorrência na sua academia você está perdendo dinheiro e muito.
2 – Tenha um software de gestão para ajudar a captar e analisar todos os dados
Com um software de gestão você facilita sua administração, potencializa seu tempo e aumenta a produtividade dos seus profissionais. Automatizando seus processos você administra o seu financeiro com muito mais facilidade, elimina as planilhas e para de quebrar a cabeça com cálculos, quantidade de alunos ou comissões de professores.
Através de uma ferramenta de CRM descubra tudo sobre os seus alunos, aproxime-se ainda mais deles e ainda aumente suas taxas de retenção e fidelização.
Na baixa temporada você terá em mãos dados importantíssimos que o farão passar por este período sem problemas.
Com a implantação de um software é possível descobrir como melhorar ainda mais a experiência do seu cliente e mantê-lo mais perto por muito mais tempo.
Através da automatização você poderá levar a sua gestão a outro patamar colocando a maioria dos processos internos no piloto automático conquistando mais tempo e liberdade para você se preocupar apenas com o que mais importa, o crescimento da sua empresa.
Com essas dicas você nunca mais vai sentir medo da baixa temporada e vai conseguir alavancar muito o seu faturamente. Não espere a baixa bater à sua porta. Comece agora mesmo a espantar esse fantasma da sua academia.
4 Respostasaté agora
http://www.comunicat.pet
She knows is actually will take to pull off another performance of popular star’s life.
Dimsdale and Hester Prynne in Nathtaniel Hawthorne’s The Scarlett Mail.
Oh and David Bowie dancing and singing with goblins! http://endowdcustoms.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=castanedathrane4.iktogo.com%2Fpost%2Froulette-online-the-game-for-you
https://www.comunicat.pet/2019/05/gatinho-novo-na-casa-coisas-que-nao-te.html
http://www.comunicat.pet
https://www.comunicat.pet/2019/05/o-viral-chamado-juntos-e-shallow-now.html
https://www.comunicat.pet/2019/04/comportamento-dos-gatos.html
https://www.comunicat.pet/2019/01/conheca-historia-dos-gatinhos-da-chacara.html
https://www.comunicat.pet/2019/06/gatos-como-se-tornaram-sagrados-para-os.html