Atividade física: número de praticantes cresce e impulsiona mercado
Nas últimas décadas, a população mundial tem se conscientizado sobre a importância de praticar atividade física.
Praticar atividades físicas regularmente previne e até melhora um número considerável de problemas de saúde. Por exemplo, hipertensão, obesidade, enfermidades relacionadas às articulações, diabetes e taxas de colesterol e triglicerídeos altos. Além disso, ainda previne o Alzheimer.
Na Semana Mundial da Atividade Física vamos mostrar alguns números fresquinhos a respeito deste tema que, dia após dia, está mais presente no cotidiano das pessoas. E que também interessa muito a profissionais da área fitness, sejam professores, médicos ou proprietários de academias, entre outros.
O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado 6 de abril. Só que nos últimos anos, felizmente, a conscientização sobre a importância de se praticar exercícios vem acontecendo também nos outros 364 dias do ano.
Os números da atividade física no Brasil
Vivemos um tempo em que as pessoas estão em busca por mais bem-estar, qualidade de vida e longevidade. Além do mais, diversas campanhas têm sido feitas a fim de estimular a prática de exercícios.
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde apontou um crescimento de 24% no número de praticantes de atividades físicas nos últimos 11 anos. Também foi identificado que a maioria dos praticantes são homens, entre 18 e 34 anos.
*Fonte: Ministério da Saúde
*Dados divulgados em dezembro de 2018 referentes ao período de 2006 a 2017.
Panorama geral da atividade física no mundo
Mas por mais que a população esteja mais ativa, grande parte dela ainda não colocou a prática de exercícios em sua rotina.
Na última pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) descobriu-se que apenas 20% das pessoas praticam algum tipo de atividade física.
Enquanto isso, alarmantes 80% não praticam absolutamente nada, enquadrando-se como sedentárias.
A coleta de dados contou com aproximadamente 2 milhões de indivíduos, de 168 países.
Segundo a entidade, 47% da população brasileira não pratica atividade física.
São consideradas sedentárias as pessoas que não dedicam ao menos 75 minutos por semana a exercícios de alta intensidade, ou 150 minutos a atividades de intensidade moderada. Esse dado vale para qualquer idade ou sexo.
Além do mais, a organização considera que crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos precisam fazer ao menos 60 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana.
A OMS lançou no último ano um plano de ação que visa aumentar o número de ativos no mundo. Segundo o órgão, entre 2018 e 2030 pretende-se que o número de praticantes de exercícios cresça 15%.
De acordo com a organização, a falta de atividades físicas é o quarto maior causador de mortes no mundo. Em consequência, ela chega a matar mais de 3 milhões de pessoas anualmente.
A entidade também pontuou que cerca de 1,5 milhão de pessoas não se exercitam e estão colocando sua saúde em perigo com isso. Além do mais, dentre esses números as mulheres são maioria. Esse é realmente um dado assustador.
Um nicho que ainda tem muito espaço a ser explorado
Os dados mostram que a tendência, seja através de campanhas ou da conscientização da população por si só, é que o número de praticantes de atividades físicas cresça consideravelmente nos próximos anos.
Excelente notícia para o mercado fitness, que ganhará mais adeptos. Em outras palavras, os donos de academias poderão comemorar o crescimento no número de clientes. Ou seja, esse é o momento certo para explorar este nicho, que ainda tem muito espaço para crescer.
– Saúde, bem-estar, qualidade de vida e longevidade são algumas das preocupações que têm levado as pessoas a buscarem as academias.
– O surgimento de novas modalidades no mercado fitness é outro aspecto que também tem ajudado a alavancar o número de praticantes.
– O crescimento no número de idosos praticantes também cresce dia após dia, à medida que a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado.
Ademais, outro ponto importantíssimo nessa matemática é a criatividade dos empreendedores, juntamente com as novidades do setor. Portanto, estar por dentro das tendências do mercado pode ajudar bastante a investir de forma mais assertiva, alcançando resultados ainda mais consistentes.
Em conclusão, independente dos motivos que levam um visitante a se tornar um aluno de academia, vale à pena investir neste nicho. Ele tem um futuro bastante promissor.
Acima de tudo, deixamos aqui nossa admiração aos profissionais e empresários fitness em geral. No fim das contas, vocês são os grandes responsáveis pelo crescimento desses números! Continuem promovendo saúde e qualidade de vida, vocês vão longe. Não há propósito mais bonito que este.