Gestão de academia: dicas fundamentais para empreendedores fitness
Gestão de academia não é fácil. E de acordo com uma pesquisa realizada pelo IHRSA Global Report (International Health, Racquet & Sportsclub Association), o Brasil tem cerca de 31.800 academias em sua totalidade, com aproximadamente 7.952 milhões de alunos. É muita coisa, né?
Mas, ao mesmo tempo, é um fato que a busca das pessoas por saúde por meio da prática de exercícios está ocorrendo cada vez mais. Em outras palavras, a população não quer mais se render ao sedentarismo.
Assim, para conseguir sucesso e estar no topo do ranking do seguimento fitness, em meio a tanta concorrência, você precisa ter uma boa estratégia de trabalho definida.
Não faz ideia de como colocar isso em prática, ou até já colocou, mas não sabe se está no caminho certo? Pode ficar calmo, a gente te ajuda. Aqui estão algumas noções essenciais para a sua gestão:
1 – Sempre que possível, use automações
Hoje em dia, optar pelo melhor sistema de gestão pode poupar muito o seu tempo e simplificar consideravelmente a gerência da sua academia.
O software de maior qualidade é aquele que integra todos os aspectos da gestão. Acima de tudo, as campanhas de Marketing, a emissão dos treinos, as avaliações físicas e o próprio acesso dos alunos.
Imagina que maravilha seria para você ter boa parte do seu trabalho organizada na sua tela, em poucos cliques? Facilita muito a vida, não?
O sistema certo pode alavancar o seu empreendimento. Não duvide disso.
Os clientes gostam de tecnologia, então a presença dela os atrai e agrega valor à sua empresa.
Muitos estabelecimentos possuem software local, mas também existem as opções online. Você escolhe o que satisfaz mais às suas demandas.
Inove modernizando a sua gestão e a sua academia como um todo, fidelizando clientes e atraindo leads. Gestor, saiba onde investir! No final, todo mundo ganha: você quebra menos a cabeça e os seus alunos e colaboradores ficam muito mais satisfeitos.
2 – Saiba fidelizar os seus clientes
Todo mundo gosta de se sentir querido em um local, ser o centro das atenções. Use e abuse de todas as ferramentas com as quais possa manter interação com os seus alunos.
Tenha como principal objetivo, gestor, a satisfação absoluta dos seus alunos.
Nunca subestime o poder da divulgação boca a boca.
Se um cliente gosta de verdade do seu empreendimento, ele será fiel e recomendará seu serviço para conhecidos.
Qualifique toda a sua equipe para que sempre demonstrem preocupação com a saúde e qualidade de vida dos seus alunos, sejam extremamente educados e prestativos. Tenha na sua recepção um consultor fitness.
Realizar eventos como corridas ou aulas no parque são ações decisivas para se aproximar dos clientes e divulgar sua marca.
Não tenha medo de se relacionar, enviar mensagens, interagir nas redes sociais. Assim, pode manter uma ótima relação com o seu aluno, e você só tem a ganhar com isso.
São poucos os estabelecimentos que realmente se preocupam com a comunicação. Fazer o seu cliente se sentir em casa na sua academia é um diferencial.
3 – Invista sem medo em marketing
Lembre-se sempre: não falta público para a sua academia, o que pode faltar nela é divulgação. Provavelmente você mesmo passa o dia todo interagindo no seu celular. Certo?
As outras pessoas não são diferentes. Seus alunos também gostam de tecnologia.
Então você não pode deixar, em nenhuma hipótese, de ter redes sociais.
As queridinhas do momento são o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Twitter. Com o tempo isso pode mudar, se mantenha atualizado, mas é fundamental que tenha todas essas quatro.
A dica essencial para fazer bom uso dessas mídias é prezar pela qualidade das suas publicações e manter uma frequência de postagem. Nada de textões, seja direto e conciso, vá direto ao ponto. Além disso, as imagens são as grandes responsáveis por capturar a atenção.
Consequentemente, para ter mídias sociais que funcionem de fato para otimizar o seu serviço é preciso investir nos aspectos visuais, com fotografias de qualidade. Não poste qualquer foto, saiba escolher, descarte todas as que tiverem ficado embaçadas, escuras ou estouradas.
Se não puder contratar alguém, tente se profissionalizar, pesquise sobre o assunto, mas o ideal é sempre ter um profissional para um serviço impecável.
Esse é um investimento do qual você certamente não se arrependerá.
4 – Tenha planejamento financeiro
Para alavancar o seu negócio, você precisa prever quanto vai receber e quanto vai gastar.
A primeira coisa que você deve fazer é um orçamento anual.
Registre e acompanhe com frequência as operações financeiras, mantenha todas as suas contas devidamente organizadas. Saiba definir quais são os gastos desnecessários e cortá-los por completo.
Então, não descarte a possibilidade de pedir ajuda de um consultor financeiro. É óbvio que a saúde econômica do seu empreendimento deve ser a sua prioridade.
Ah, e dê valor aos seus funcionários, compense-os pelo bom trabalho. Afinal, são eles que fazem a sua empresa.
Seja estratégico!