Academia sem dor, só ganhos: transforme visitantes em alunos
Você sabia que o seu cliente não te quer? E tem mais… Sabia que ele pensa que não precisa de você? Sim, gestor. É isso mesmo que você leu. Seu cliente não quer ir para a academia. Lá no fundo ele até sabe que precisa, mas vai enrolar o máximo que puder para ir até você, deixando sempre para amanhã. E sabe-se lá quando é que esse amanhã vai chegar.
Mas, então, o que o seu cliente realmente quer e espera de você quando vai até a sua academia?
Seu cliente está só te usando
Como assim?
Seu cliente quer os resultados positivos que o seu produto traz para ele. Só isso. A verdade é que as pessoas procuram a sua academia não porque querem o seu produto, mas sim pela transformação que ele traz para a vida delas.
Entretanto, sabemos que existe um longo chão até chegar a uma barriga trincada ou a um bumbum na nuca, assim como os níveis de colesterol ruim não diminuem da noite para o dia. Não é mesmo?
Mas o seu visitante não quer fazer exercícios, ele não gosta de academias e não quer estar ali. Apesar disso, ele sabe que é necessário estar. E isso é ponto para você. Já que foi tão difícil para ele chegar até aqui, então, ajude-o a ver que essa foi a decisão correta. Mostre que a sua academia é exatamente o que ele precisa. Em outras palavras, seja a solução para os seus problemas, inclusive aqueles que ele nem sabe que tem.
Seu visitante não quer saber sobre os seus equipamentos, nem sobre os funcionários ou se o preço é mais baixo.
Ele quer apenas resolver o seu problema, seja ele chegar a uma barriga de tanquinho, conquistar o corpo perfeito para as férias de verão ou entrar em uma calça que já não serve mais. Cabe a você convencer o visitante, não só de que ele realmente precisa dos seus serviços, como convencê-lo de que você é a melhor opção para ele.
Mas o que fazer para convencê-lo?
Para convencê-lo, ouça com atenção quais são as suas reais necessidades e quais as dores de consumidor que ele possui. Ouvir as suas dores vai te fazer entender exatamente o que a pessoa procura, o que ela precisa e o caminho que a levará aos resultados desejados.
Conhecimento é tudo, e as pessoas pagam por ele.
Então, aproveite as informações que seu visitante lhe passar para transformá-las em solução. Essa é a hora de mostrar os projetos e conhecimento que você tem para o perfil dele e, assim, mostrar que juntos podem alcançar os objetivos desejados. Deixe claro que você é mais do que uma empresa e que, a partir de agora, você é parceiro dele.
Sem dor, só ganhos
Lembre-se sempre de que é mais difícil convencer alguém a ir até a sua empresa do que convencer quem já está lá. Principalmente se essa pessoa chegou até você por livre e espontânea vontade. Não jogue isso fora, e mostre a ela o valor da sua academia.
Quando você, gestor, começar a praticar o exercício de ouvir mais, grandes mudanças vão acontecer no seu negócio vindas de pequenas atitudes. Que tal começar agora mesmo?