Turbine o ambiente da sua academia com apenas 4 estratégias simples
Você já pensou em todos os detalhes que agregam valor ao espaço físico da sua academia? Não? Pois, acredite: a arquitetura e o design podem ser fatores decisivos para atrair clientes e fidelizar os que você já tem.
Os atributos do espaço são decisivos para que seus alunos se sintam bem e, consequentemente, apostem fielmente na
sua academia.
E não, você não precisa ter uma estrutura grande e muito dinheiro para criar um ambiente aconchegante e convidativo. Basta ter disposição e criatividade. Saiba por onde começar:
#1 – Não subestime a arquitetura fitness
Pode observar: todas as academias renomadas no mercado têm características marcantes que, só de você vê-las, já as reconhece. Algumas apostam em um espaço predominantemente preto e dois andares, combinando então, as cores escuras com o verde, por exemplo.
Ter uma arquitetura que favoreça a sua marca é uma estratégia comumente utilizada por render muitos frutos. Se uma pessoa entra no seu empreendimento e se encanta com o espaço, é muito mais provável que ela o frequente diariamente.
#2 – Invista na sua fachada e recepção
A porta de entrada da sua academia pode ser um fator decisivo na hora de alguém decidir visitá-la ou não. Ninguém entra em um lugar que aparente ser sem graça ou descuidado. Ter uma boa fachada, com placa legível, boa pintura e entrada chamativa, pode atrair muita gente para o seu negócio e dar orgulho àqueles que o frequentam.
E essa estratégia deve ser utilizada na recepção também, obviamente. Afinal, não adianta cuidar do visual por fora e provocar uma decepção na entrada. O balcão no qual sua recepcionista trabalha deve ser organizado, estar de acordo com a postura amigável dela.
Por incrível que pareça, sabe o que mais valoriza um bocado a aparência da sua recepção? A catraca. Opte por uma que tenha um design moderno e tecnológico, aliada a um sistema que forneça uma boa experiência ao seu aluno, e com certeza terá bons resultados.
#3 – Use as cores estrategicamente
Cada cor é responsável por transmitir certas sensações. Aliadas a materiais específicos, elas podem dar aos seus clientes a grande motivação que você almeja. Além disso, elas possibilitam uma ilusão sobre o tamanho do espaço. Se você tem uma academia pequena, por exemplo, as cores frias como o azul e o verde se distanciam do observador, criando uma sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.Já o preto, opção da maior parte das academias atualmente, deixa o ambiente sofisticado e sóbrio. Ao mesmo tempo, os tons quentes como o vermelho e o alaranjado transmitem energia, alegria e movimento. Um equilíbrio entre as tonalidades azuladas e avermelhadas é, então, a receita para ter um local harmonioso. Você pode ter paredes azuis, por exemplo, para ampliar o espaço, e detalhes em vermelho, como objetos decorativos ou até mesmo eletrodomésticos e pesos. Seja criativo!
#4 – Tenha uma boa iluminação
Ter luzes como aliadas é uma estratégia muito inteligente. Muitos gestores de academias optam hoje em dia pela iluminação de led, mais econômica e bonita. Você pode esconder as luzes para serem vistas apenas quando acesas, e além disso, variar o uso conforme as estações. Isso pode ajudar a dar ânimo para aquele aluno que está quase desistindo de ir treinar durante as férias. Existem inclusive fitas de led, com as quais você pode ser criativo e criar o que você quiser para reafirmar a identidade visual da sua academia.
Tá esperando o quê? Não menospreze sua criatividade, confie na sua intuição e mão na massa! Inovando, você não tem nada a perder, apenas a ganhar.